Por um breve momento nos anos 80, a cidade de Ottumwa foi um agitado e inesperado ponto de encontro de uma indústria dos videogames que ainda começava a se formar. Era para essa cidade do Estado de Iowa que iam os principais jogadores do mundo, em busca dos lendários campeonatos de fliperama.
Os competidores estabeleciam recordes mundiais, a TV transmitia torneios ao vivo, e então o prefeito Jerry Parker transformou a cidade em "Capital mundial do videogame".
Mas os dias de glória não duraram muito. A casa de fliperamas Twin Galaxies fechou depois de alguns anos, e as lembranças de Pac-Man e Donkey Kong foram abandonadas por todos - menos por Walter Day, o dono da Twin Galaxies, que sempre sonhou em fazer da cidade um ponto de referência para os games.
"Geralmente as pessoas sonham com um carro novo, uma mulher bonita, uma herança de US$ 2 milhões de um tio, coisas assim. Eu sou um pouco diferente. Eu sonho em ser dono do centro de Ottumwa e transformá-lo na primeira atração temática de videogames", diz.

Ryan Miller, de Ottumwa, joga pinball em uma das casas especializadas da cidade (Foto: Charlie Neibergall/AP)

Walter Day, criador da Twin Galaxies, quer transformar Ottumwa em centro cultural dos games no mundo (Foto: Divulgação)
Dois documentários de 2007 também ajudam a defender a causa da cidade. "King of kong: a fistful of quarters" e "Chasing ghosts" retratam a era de ouro da Twin Galaxies, quando Walter Day era conhecido como o rei das estatísticas dos games.
A casa de fliperamas de Walter fechou, mas sua fama de juiz dos recordes continua. A Twin Galaxies é reconhecida como a entidade mundial responsável pelos recordes de videogame, e monitora pontuações mais altas e campeonatos ao redor do mundo.
Autoridades de Ottumwa falam com paixão sobre os planos de Walter, mas a ideia tem mesmo o apoio de um grupo no Facebook com cerca de 800 membros. A prefeitura diz que pretende conseguir um terreno próximo à antiga sede do Twin Galaxies, registrar os direitos e construir um site.
Dale Uehling, prefeito da cidade, diz que "há muito interesse, bastante entusiasmo pelo projeto".
"É uma realidade, e existe potencial, é algo que anima todo mundo", diz McNitt, da Câmara de Comércio. E encerra: "Por que Ottumwa, no Iowa? Temos uma população de 26 mil pessoas. Bem, então somos uma pequena grande cidade".
Fonte: G1
0 comentários:
Se quizer postar um comentário aqui no Way Games, poste avontade, mas só serão aceitos comentários que se adequarem as regras. seu comentário não poderá ter:
Palavrões
Ofensas gratuítas
Links de outros blogs(propaganda).
Os comentários serão respondidos na medida do possível, pois é impossível responder todos ao mesmo tempo, obrigado.
Visite também o F.A.Q. do blog.
Muito obrigado por sua visita. Volte sempre!